Eventos inesquecíveis e os cinco sentidos
Ana Elise Dorneles Dias – Diretora Checklist Produções e Eventos
Durante a vida, são inúmeros os momentos que pedem uma comemoração especial; seja no campo pessoal (a chegada de um filho, o casamento, a formatura, os aniversários), seja no campo profissional (a conquista de títulos ou certificações, o anúncio de investimentos e de melhorias). O fato é que cada vez mais as comemorações são pensadas para serem não só um evento, mas uma experiência inesquecível. Para conseguir transcender, é imprescindível que o planejamento da celebração explore os cinco sentidos.
É preciso que o convidado, bem como o anfitrião, sinta as emoções que estão atreladas àquela comemoração. Não basta criar ambientes ricamente decorados, com móveis, luzes e flores, e prever um serviço gastronômico excelente, se as demais percepções forem negligenciadas. Tanto em eventos corporativos quanto nos sociais, devemos planejar momentos em que o discurso ou mesmo uma música adequada coloque os presentes em uníssono. O tato, por sua vez, pode ser despertado de diversas maneiras, com brindes, lembranças ou elementos na própria decoração.
A ideia de usar os cinco sentidos para criar experiências inesquecíveis já vem sendo usada em eventos e por algumas companhias, tendo como um dos melhores exemplos o Fuerza Bruta, espetáculo teatral conhecido por proporcionar uma experiência 360. Mas, nem mesmo ele não contempla aquele que talvez seja o sentido mais importante na hora de despertar ou criar uma memória afetiva: o olfato. Por sua sutileza, ele é capaz de nos fazer recordar de vivências, momentos e sentimentos. Quem de nós não tem um cheiro que caracteriza alguma memória importante? Marcas de vestuário cada vez mais investem nisso, sendo que cada uma busca encher suas lojas com perfumes característicos para cativar os clientes.
O grande desafio é conseguir chegar ao equilíbrio e fazer valer aquela máxima de “menos é mais”. Para isso, a contratação de bons produtores de eventos é sempre recomendada. Atentos ao mercado e sensíveis ao perfil de cada cliente, esses profissionais serão capazes de criar uma experiência que deixe marcas, mas sem exceder o bom senso. Afinal, o que queremos deixar são boas memórias.