Às vezes pode ser meio complicado enxergar o retorno de todo investimento que você faz no seu evento. Com um passo a passo simples e eficiente você vai conseguir observar e analisar objetivamente o seu evento.
Para entender o real impacto, é necessário medir o retorno de tudo que foi investido (ROI). Ao determinar o ROI do seu evento, você vai conseguir fazer uma avaliação mais completa, percebendo os aspectos de sucesso e o que precisa ser melhorado.
Confira o passo a passo que vai facilitar na hora de medir o ROI:
- Estabeleça objetivos claros e mensuráveis: definir uma meta de vendas vai ajudar você a construir uma base sólida para analisar.
- Calcule os custos: faça uma lista com todos os custos para a organização do seu evento.
- Avalie os resultados: calcule os resultados, inclua o número de novos negócios gerados, o valor das vendas adicionais e a qualidade dos leads obtidos. Não esqueça de analisar o fortalecimento das relações com os clientes, o feedback positivo e o impacto na percepção da marca.
- Calcule o ROI do seu evento: com os custos e os gastos identificados, use a fórmula de ROI padrão para calcular o retorno sobre o investimento. A fórmula básica é: ROI = (Receita – Custo) / Custo x 100. O resultado representa o retorno do investimento em relação ao custo do evento.
- Analise os resultados: após calcular o ROI, analise e interprete os resultados.
Medir o ROI vai ajudar você a entender o impacto financeiro do seu evento. Seguindo esses passos, você vai poder quantificar o retorno do investimento, identificar áreas que exigem atenção especial para o aprimoramento e medir o sucesso do seu evento.