As tendências apontam para uma adoção crescente de experiências imersivas e, no ambiente de trabalho não é diferente. Engajar os colaboradores através da gamificação está sendo cada vez mais usado pelas empresas do setor de vendas, pois adiciona um elemento de diversão, incentiva a participação dos funcionários e permite que a equipe tenha uma motivação extra para buscar melhores resultados.
Segundo um estudo do site Inside Sales, um dos maiores problemas dos gestores de vendas é a motivação dos vendedores. E, a partir disso, o setor tem usado a gamificação para envolver desejos de competição e interação com um sistema de recompensas por tarefa cumprida, despertando motivação e produtividade.
A gamificação no setor de vendas nada mais é do que criar um sistema de cumprimento de metas baseado em jogos. Se o seu objetivo é atingir metas altas, essas estratégias podem ser suas aliadas. Você pode, por exemplo, definir um esquema de pontuação progressivo, onde as recompensas se tornam cada vez mais relevantes à medida que o nível de dificuldade das metas aumenta. Com a gamificação, a rotina de trabalho fica menos maçante e os colaboradores ficam mais engajados em cumprir as metas estabelecidas.
Para iniciar a gamificação na sua empresa, você vai precisar estabelecer regras e metas. Comece definindo o objetivo final, que será o desafio principal a ser alcançado. Por exemplo, se ter a maior pontuação é o seu objetivo final, é o que vai definir quem vai ser o vencedor.
Estabeleça metas claras, elas serão as "missões" que devem ser cumpridas ao longo do jogo. Não esqueça também de elaborar uma maneira de mensurar as conquistas dos colaboradores, contabilizar pontos é a maneira mais utilizada nas empresas.
É interessante que algo seja oferecido para quem atingir o objetivo principal. O que você pode oferecer como recompensa? São muitos os exemplos de que você pode estabelecer para cada nível de pontuação. Confira:
- Vale-presente de lojas ou livrarias
- Jantar em um restaurante
- Ingressos para cinema, apresentações teatrais e espetáculos musicais
- Kits de cervejas artesanais ou vinhos
- Day off remunerado
- Day use em hotéis ou clubes
- Viagens com tudo pago pela empresa
- Bolsas de estudo
Claro que a escolha dos prêmios vai depender do orçamento que você tem disponível. Também é importante que todos possam acompanhar o seu progresso em tempo real, se possível por alguma ferramenta, ou então, o funcionário pode receber o feedback pelo seu gestor. E não esqueça, deve ser uma competição positiva, que traga engajamento para os vendedores da sua empresa e, consequentemente, melhores resultados nas vendas.
Você já adotou a gamificação para incentivar o seu time de vendas?
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