Para onde vamos em 2022?
Para nós, planejadores e produtores de eventos, os desafios de um ambiente pandêmico nos últimos 02 anos e de uma enxurrada de novas tecnologias de eventos, acompanhados de curvas de aprendizado íngremes e suporte muitas vezes deficiente por parte de plataformas, entre outros, continuarão em 2022.
Você concorda?
Os eventos virtuais e híbridos, na medida em que se tornam acessórios permanentes em função do seu grande potencial de agregar valor, gerar impacto e influência, aumentar sua base de público, aprofundar relacionamentos, ofertar conteúdo para diferentes personas, entender melhor o seu público e criar conteúdos pilares para redirecionamentos em outros canais, fazem dos eventos híbridos protagonistas em estratégias de Marketing e de Recursos Humanos e um forte aliado no atingimento de metas.
E, quais os desafios a enfrentar em 2022?
1 - Os produtores de eventos precisam constantemente reavaliar e estar atentos as novidades dos parceiros de tecnologia.
2 - Nos últimos 02 anos, vivenciamos na prática que os desafios na gestão de um evento híbrido podem surgir em tempo real. Um suporte via chat, por exemplo, pode não funcionar quando precisamos de respostas imediatas, isso é, plataformas com assistência em tempo real serão priorizadas. Um plano front-end e a atribuição de indivíduos diretamente responsáveis com treinamento e testes prévios completam a estratégia adequada a seguir.
3 – As necessidades dos clientes estão em constante evolução também. Em quase todo o planejamento de um evento híbrido, aprendemos sobre algo novo que o cliente precisa ou deseja e as vezes não encontramos plataforma que atenda a todos os requisitos daquele evento e cliente. O caminho aqui é ter um canal aberto com os desenvolvedores, reportar e sugerir para que possamos ter sempre produtos aprimorados e mais completos.
4 – Outro desafio é a questão analítica. As análises disponíveis na maioria das vezes são boas, porém, nós produtores de eventos precisamos saber com antecedência quais dados serão necessários para aquele evento em específico para garantir que a plataforma possa fornecê-los.
5 – O engajamento: a curva de aprendizado nos fez entender que um público engajado não significa apenas o que está com a câmera aberta no momento do evento, haja visto os podcasts que são cada vez mais populares enquanto seu conteúdo é absorvido em um segundo plano. Mas, como fazer com que as pessoas interajam? Como combinar os públicos presencial e online e quais as opções de engajamento?
Aqui criatividade e ideias fora da caixa são sempre bem-vindas para gerar conversas e interação.
E então, bora planejar um evento de sucesso em 2022?
Estamos preparados!